Fórum de Agroecologia: atividades científicas e culturais em busca de reflexão

Um evento científico que não se contenta em ofertar apenas as atividades tradicionais. O XI Fórum de Agroecologia trouxe para o Campus Rio Pomba, além de palestras e minicursos, diversas atividades culturais e até espaço para as crianças. Tudo em nome da reflexão sobre a transição agroecológica. “Enxergo pessoas idealistas naquelas que lutam pela agroecologia. Enfrentam vários obstáculos, mas permanecem em seu objetivo”, declarou o diretor-geral, João Batista Lúcio Corrêa, durante a abertura do evento. Para o professor Eli Lino de Jesus, o Fórum é importante para que os alunos possam repensar seu papel como profissional e como podem contribuir para o bem-estar da comunidade. “Nosso trabalho é social. Não somos apenas técnicos. Afinal de contas, a técnica sem organização social não tem valor”.

Com o olhar nesta atuação voltada para o produtor rural e o desenvolvimento sustentável, foram realizadas apresentações e relatos de experiência sobre perspectiva do jovem agricultor no campo e o papel da organização social na transição agroecológica. Também houve troca de sementes, além de oficinas e minicursos.

Na parte da programação cultural, capoeira, cinema e arte circense. Uma das atividades que mais chamou a atenção de quem passava pelo campus no dia 23 foi o teatro. Na peça encenada pelos alunos, uma família de agricultores mostrou as consequências do uso de agrotóxicos para a natureza, a economia e a saúde do povo do campo. Ao final, uma grande roda, que incluiu os atores e o público entoou e dançou ao som de canção que pedia consciência e cuidado com o meio ambiente.

No hall do Refeitório, foi montado um espaço para as crianças. Estudantes se revezaram como recreadores para que os pais pudessem participar das demais atividades do Fórum.

O evento será encerrado nesta sexta-feira, dia 26, com a apresentação de trabalhos científicos, discussão sobre as perspectivas para o bacharel em Agroecologia e roda de canto e tambores africanos.

- Veja fotos do evento

Foto: Franz Mosqueira