Evento contou com apresentação de mais de 150 trabalhos

A maior parte da programação do X Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia foi dedicada à apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da unidade. Ao todo, foram selecionados 30 projetos para serem apresentados oralmente e mais de 150 em forma de pôster. “Tive a oportunidade de ver a qualidade dos trabalhos aprovados. Isto prova que somos um campus sólido na área de pesquisa”, avaliou o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rafael Monteiro Araújo Teixeira.

A programação foi feita de forma a contemplar todos os departamentos do Campus Rio Pomba, proporcionando uma variedade de temas e atraindo públicos diversos. Para apresentação oral, foram selecionados trabalhos como “Complexo enzimático e ração úmida para suínos em crescimento”, “Aplicação, monitoramento e avaliação de fertiprotetores par ao manejo fitossanitário do café” e “Análise de eficiência na alocação dos gastos públicos com segurança nos municípios da Zona da Mata mineira”.

Satisfação

O estudante do curso de Ciência da Computação, Robson Nogueira da Silva, se mostrou satisfeito com o trabalho na área de programação que realizou junto a crianças de 7 a 11 anos de uma escola particular da cidade e que gerou um dos pôsteres do Simpósio. “Depois do trabalho que fizemos, os professores observaram que os alunos melhoraram na parte de lógica. Isso é gratificante. Além dessa experiência, é bom termos um local para mostrarmos o que estamos produzindo, como neste evento”.

Tão realizada quanto Robson com os resultados de sua pesquisa estava a estudante do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios, Maíra Pereira Magalhães. Levantamento realizado pela equipe que fez parte e a Emater junto a produtores rurais de Lima Duarte e região auxiliaram no reconhecimento, por parte do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Serra de Ibitipoca como produtora de queijo minas maturado. “Esta pesquisa me ajudou a construir mais conhecimento. Não fiquei restrita à produção de queijo. Também estudei sobre história e cultura da região”.

O X Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia foi realizado nos dias 16 e 17 de outubro no Campus Rio Pomba.

- Veja mais fotos no álbum