Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia coroa incentivo à pesquisa em Rio Pomba

Durante dois dias, o Campus Rio Pomba transformou-se em um celeiro de difusão de novas ideias científicas. No X Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia, realizado nos dias 16 e 17 de outubro, estudantes e profissionais de diversas áreas tiveram a oportunidade de conhecer novos projetos e trocar informações sobre a produção na unidade. Como lembrou o diretor-geral em exercício, João Paulo Campolina Lamas, este é o momento principal para difundir as pesquisas desenvolvidas na unidade. “Aqui temos o princípio de priorizar a pesquisa e a extensão. No último Simepe, mais de 50% dos trabalhos inscritos eram de Rio Pomba. A outra metade foi dividida entre os demais campi do IF Sudeste MG. Nós incentivamos esta prática”.

Para o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação e organizador do evento, Rafael Monteiro Araújo Teixeira, diante de tantas adversidades atuais, trabalhar com pesquisa no Brasil tem sido um desafio. “Quem está envolvido com esta área pode ser considerado um verdadeiro herói. O crescimento depende do empenho de alunos e servidores”.

O evento teve como tema “Ciência para a redução das desigualdades”, seguindo a mesma linha da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Rafael acredita que os trabalhos desenvolvidos em Rio Pomba estiveram em sintonia com o assunto por estarem voltados para problemas locais. “Acredito que a desigualdade só será reduzida de baixo para cima. Para solidificarmos nossa região, temos que desenvolver trabalhos aqui”.

O evento contou palestras, minicursos e apresentações orais e de pôsteres de quase 200 trabalhos.

- Veja fotos do evento