Alunos participam de visitas técnicas a fazendas de laranja e café

Alunos do terceiro ano do curso técnico em Agropecuária e da graduação em Agroecologia puderam conhecer, na prática, o cotidiano de propriedades rurais produtoras de café e de laranja. As visitas técnicas foram realizadas nos dias 14 e 21 de junho. As atividades externas complementaram os conteúdos dados em sala de aula nas disciplinas de Cafeicultura e de Fruticultura pelo professor Francisco César Gonçalves.

No dia 14, o grupo esteve em Visconde do Rio Branco, na fazenda do engenheiro agrônomo Adalberto Del Arco, que tem como atividade principal a produção de laranjas. Os estudantes puderam conhecer desde o plantio até a casa de embalagem. O local possui plantações variadas da fruta, o que faz com que tenham colheita durante o ano todo. De acordo com o filho do proprietário e também responsável pelas plantações, Adalberto Del Arco Júnior, as mudas utilizadas têm certificação de qualidade e controle sanitário. Após conhecerem a área de plantação, o grupo foi levado para o packing house, onde observaram o processo de lavagem e classificação dos produtos.

Já no dia 21, os alunos tiveram a oportunidade de ver o trabalho desenvolvido na Fazenda Café Serra D´Água, em Vermelho Novo. O grupo foi recebido com almoço e, em seguida, levado para as apresentações sobre processo de escolha das cultivares e questões fitossanitárias. Após a palestra, o grupo foi conhecer a lavoura, onde tirou dúvidas sobre técnicas de manejo. Para encerrar a visita, os estudantes foram encaminhados para o terreiro suspenso de secagem do café. No local, é feita a seleção manual dos grãos e a separação por lotes qualitativos. Em seguida, o produto é torrado, moído e empacotado.

Para Francisco Gonçalves, este tipo de atividade é importante para mostrar aos alunos como funcionam, na prática, as questões teóricas vistas em sala de aula.

- Veja mais fotos no álbum

Fotos: Arquivo pessoal
06/07/2018