Estudante publica artigo em revista científica internacional

Estudante do curso de Licenciatura em Educação Física teve artigo aprovado para publicação na revista científica internacional Perceptual and Motor Skills. Irimar Gonçalves é uma das autoras do texto “Effects of different conditioning activities on 100-m dash performance in high school track and field athletes” (Efeito de diferentes atividades condicionantes na performance de 100m em atletas de atletismo do ensino médio) ao lado dos professores João Batista Ferreira Júnior e Ana Paula Muniz Guttierres. O texto teve origem na pesquisa desenvolvida pelo grupo junto a alunos do Campus Rio Pomba e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “É uma grande satisfação saber que conseguimos dar uma pequena contribuição para construção de conhecimentos que poderão ser usados para dar embasamento na prática de profissionais de Educação Física e como ponto de partida para novos estudos”, ressalta a estudante, destacando ainda o apoio dos colegas de pesquisa Lucas Sousa e Ricardo Benine.

De acordo com os resultados da pesquisa, o protocolo de corrida com cinto de tração pode potencializar o desempenho nas provas de atletismo. “Porém, deve-se considerar possíveis respostas individuais, visto que alguns atletas responderam positivamente ao protocolo e outros, não. Treinadores devem ajustar variáveis, como o tempo de recuperação entre a atividade condicionante e a atividade principal, na tentativa de alcançar respostas positivas no desempenho de seus atletas”, explica Irismar.

- Conheça o artigo publicado

05/07/2018