Minicurso levanta discussão sobre ensino da técnica esportiva no treinamento a longo prazo

Realizado na manhã desta quarta-feira, dia 4 de julho, o minicurso “O ensino da técnica esportiva no treinamento a longo prazo”, com o doutor em Ciências do Desporto e professor do Campus, Guilherme Tucher. Durante o evento, ele falou sobre a importância de se estar atento ao objetivo do treinamento e também à forma de aprendizado de cada aluno. “O professor precisa saber o objetivo da aula. Se é para forma atleta ou para proporcionar uma atividade voltada para a saúde. A partir daí, ele terá como definir o quanto e como cobrar o aprendiz. Somos todos diferentes. Cada um tem seu tempo de aprendizado. Precisamos estar atentos a isso”. O minicurso foi realizado pelo Centro Acadêmico de Educação Física (Caefi).

Para exemplificar a importância de se estar atento às características inatas do aprendiz e a forma mais adequada para desenvolvê-lo no esporte, Guilherme mostrou um desenho animado em que o professor “poda” o talento natural de seu aluno, obrigando-o a seguir manuais. “Atécnica formal é importante, mas temos que saber quando e como utilizá-la”. Ele ressaltou que o erro do técnico é exigir o melhor desempenho desde o início do treino. “A maioria das pessoas está preocupada com o rendimento imediato. Mas temos que nos preocupar com o planejamento. Treinamento é repetição de movimentos que nos leva a um melhor desempenho. Não se pode cobrar o desempenho desde sempre”.

Para a diretora de Extensão do Centro Acadêmico, Irismar Gonçalves, é importante desenvolver este tipo de atividade para os estudantes e profissionais da região. “Temos desenvolvido minicursos com temas que não são parte da grade curricular tradicional. Os temas são definidos pelos alunos. O Caefi levanta alguns assuntos e os coloca em votação nas turmas”.

- Mais fotos em nosso álbum

04/07/2018