Estudantes visitam empresa de produtos orgânicos em Itaipava

Estudantes dos cursos técnico integrado em Agropecuária e de graduação em Agroecologia puderam acompanhar, no dia 25 de junho, as atividades de uma empresa de produtos orgânicos. Cerca de 30 alunos, além de professores e técnicos do Departamento Acadêmico de Agricultura e Ambiente, visitaram o Sítio do Moinho, localizado em Itaipava, região serrana do Rio de janeiro. A empresa produz alimentos orgânicos e os vende por meio de entrega domiciliar e também em suas lojas localizadas na capital do estado.

Antes da visita guiada à horta, o grupo conheceu um pouco da história do local, que começou em 1989. A ideia surgiu do casal Dick e Angela Thompson que queriam alimentar sua família com produtos saudáveis, livres de pesticidas. “Produzir alimentos orgânicos não é só deixar de utilizar insumos químicos, o Sítio do Moinho se preocupa também com os seus funcionários, com a correta destinação dos resíduos produzidos e em respeitar a legislação ambiental”, explicou o gerente de produção do Sítio Moinho, Eduardo Guimarães.

Durante a visita, alunos e servidores do Campus Rio Pomba se mostraram surpresos positivamente com o que encontraram em Itaipava. “Ter conhecido o Sítio do Moinho foi importante, pois vimos um exemplo de sucesso na produção orgânica. Isto nos motiva”, declarou o estudante de Agroecologia, Victor Rodrigues De Paula. Já o técnico do Departamento, André Marcos da Silva, considerou a excursão uma boa forma de adquirir novos conhecimentos. “A visita foi muito rica em informação. A participação de alunos, professores, servidores técnicos e terceirizados, como aconteceu, favoreceu o aprendizado”.

O professor Leonardo da Fonseca Barbosa, que organizou a atividade externa, considerou que foi uma boa oportunidade também para “abrir portas” aos alunos e profissionais formados no Campus. “A visita superou nossas expectativas. O Sítio do Moinho nos recebeu super bem. Inclusive, uma das nossas estudantes estará realizando estágio lá a partir de agosto e a tendência, pelo que conversamos, é que outros estudantes possam realizar estágio nos próximos meses”.

Também participaram da atividade a professora Vanessa Cristina Silva, o servidor Fagner José de Carvalho Lourenço e o funcionário terceirizado Elton Aparecido dos Santos

- Veja mais fotos em no álbum

Fotos: Arquivo pessoal
02/07/2018