Diversidade de gênero é tema de roda de conversa no Campus

Um trabalho de literatura em sala de aula fez com que o professor Vagner Peron percebesse o interesse dos estudantes do 3º ano dos cursos técnicos integrados em debater as questões de gênero. De uma simples discussão em sala de aula surgiu um evento que lotou o Salão Nobre para falar sobre as dificuldades da comunidade LGBTQ+. A “Roda de Conversa - Diversidade de Gênero: representações midiáticas, literatura e política” trouxe ao Campus Rio Pomba, no dia 12 de junho, pesquisadores e ativistas para darem seus depoimentos.

A professora do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Maria Carmen Aires Gomes, apresentou levantamento sobre como a diversidade de gênero é representada nos meios de comunicação no Brasil. O jornalista, escritor e mestrando em Linguística na UFV, Robson Evangelista dos Santos Filho, voltou a discussão para a literatura, contado sua experiência ao escrever o livro “Para além do arco-íris”, lançado em 2017. Além disso, apresentou um documentário com os personagens de sua obra. A vereadora em Viçosa, Brenda da Silva Santunioni, representou os ativistas na área da política. Ela contou sua trajetória de vida – inclusive citando o fato de ser ex-aluna do Campus Rio Pomba – e os problemas enfrentados por ser mulher transgênero.

O organizador do evento ficou surpreso e satisfeito com a presença de estudantes, servidores e membros da comunidade externa no evento. “Escola é espaço democrático e político, onde nós, no exercício da docência, precisamos promover práticas para o convívio com a diferença longe da violência e opressão. Gênero na escola pode ser visto como assunto desprezível, sem importância, mas não podemos esquecer que é na escola que as crianças verão que há novas cores, religiões e modos diferentes de se apresentar ao mundo. Na escola existe gênero. Somos gênero! Silenciar gênero na escola é produzir as desigualdades, o preconceito e a violência”.

- Veja mais fotos no álbum

Foto: Franz Mosqueira
29/06/2018