Atividades da Semana do Alimento Orgânico começam no dia 8

Começa, na próxima sexta-feira, dia 8, a Semana do Alimento Orgânico. O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba é um dos organizadores das atividades na região, em parceria com o Campus Muriaé, a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Até 14 de junho, serão desenvolvidas ações que visam a conscientização de produtores e consumidores sobre os alimentos cultivados de forma ecológica.

A abertura será realizada na Quadra Poliesportiva do Campus Rio Pomba, às 8h, com o Encontro de Agroecologia Emater/IF Sudeste MG. Durante todo o dia, serão realizadas palestras com pesquisadores e produtores rurais a respeito do uso de técnicas agroecológicas no plantio de frutas, verduras e legumes. A primeira delas será com o presidente da Associação Brasileira de Agroecologia e professor do Instituto Federal do Pará, Romier da Paixão Sousa. Ele falará sobre os princípios, conceitos e desafios da agroecologia na extensão. À tarde será a vez de o professor do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, Luiz Carlos Dias Rocha, o coordenador técnico da Emater, José Aloizio Nery, e o presidente e sócio-fundador da Associação Agroecológica de Ouro Fino, Marcílio José Barbosa, debaterem sobre certificação participativa. A expectativa é que mais de 100 pessoas participem desta atividade, que envolve os polos da Emater de Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Rio Pomba e Viçosa.

As ações continuam no final de semana. No sábado, de 7h as 12h, será realizada ação de conscientização durante a feira livre de Rio Pomba, com exposição de alimentos orgânicos. No domingo, dia 10, os integrantes do NEA vão ao Assentamento Dênis Gonçalves, em Goianá, para fazer oficina sobre saneamento rural. Durante a semana, serão realizadas ainda palestras, contação de histórias, debates sobre filmes com estudantes e produtores rurais da região.

O evento faz parte da campanha nacional de incentivo à produção e consumo de produtos orgânicos no Brasil. “Neste ano, a semana incorpora a promoção da alimentação saudável com a agroecologia e inclui ações de conscientização junto a população sobre a produção de alimentos de forma ecológica, o processamento desses alimentos pela agricultura familiar e a sua comercialização direta entre produtor e consumidor, a exemplo da feira livre e merenda escolar”, explica um dos organizadores do evento e coordenador do NEA, Carlos Miranda.

O NEA

O Núcleo de Estudos em Agroecologia foi criado em 2011 e, desde então, tem atuado junto aos produtores rurais da região de Rio Pomba. O grupo, que é composto por servidores e alunos do Campus Rio Pomba, tem conseguido aprovar projetos junto a órgãos estaduais e federais com o objetivo de “defender a soberania e segurança alimentar na região, sempre pautado pelos princípios da agroecologia”. Além de Carlos Miranda, também compõe a coordenação o professor Henri Cócaro.

- Núcleos de Estudo em Agroecologia do IF Sudeste MG fortalecem parceria com a Emater

- Emater busca IF para parceria no desenvolvimento de política agroecológica para a Zona da Mata

05/06/2018