Sudaneses participam de curso sobre agroecologia em Rio Pomba

Até o dia 8 de junho, o Campus Rio Pomba recebe os integrantes da comitiva sudanesa do projeto intercampi Sistema Integrado para Produção Agropecuária – Curso de Formação para Professores Sudaneses. Os 18 representantes do governo e de instituições do país africano participam de aulas sobre teorias e práticas agroecológicas. Esta é a segunda unidade do IF Sudeste MG que recebe o grupo. Entre os dias 27 de maio e 2 de junho, eles visitaram o Campus Barbacena. O grupo veio ao Brasil por meio de uma parceria entre os Institutos Federais de Brasília, Triângulo Mineiro, Norte de Minas Gerais e Sudeste de Minas Gerais (por meio da Assessoria de Relações Internacionais), em busca da ampliação de conhecimentos acerca da produção agropecuária.

Os participantes chegaram a Rio Pomba na manhã desta segunda-feira, dia 4. Eles foram recepcionados pelo diretor-geral, João Batista Lúcio Corrêa, e os diretores de Extensão, Elisete Reis, e de Desenvolvimento Institucional, João Paulo Campolina Lamas. Já na parte da manhã, o grupo iniciou suas aulas com o professor, Eli Lino de Jesus, que falou sobre as bases históricas, filosóficas e científicas da Agroecologia.

Nesta terça, dia 5, eles voltarão suas atenções para o Departamento Acadêmico de Ciência e Tecnologia de Alimentos com a visita aos laboratórios e apresentação de atividade prática de produção e processamento de produtos de origem vegetal. Na quarta, farão visita técnica e conhecerão um pouco das políticas públicas de agroecologia e os projetos desenvolvidos no Campus. No dia 7, o grupo terá aula sobre polinização aplicada à agricultura e participará de prática de campo. As atividades em Rio Pomba se encerram com apresentações sobre recuperação e conservação de ecossistemas naturais, além de aspectos práticos da agroecologia. Estão envolvidos com as ações os professores Marcos Bastiani, Flávia Monteiro e Eliane Martins, além de Eli Lino de Jesus.

Projeto

O grupo é composto por representantes do Ministério da Agricultura e Florestamento do Governo do Sudão, Conselho Nacional de Educação Técnica e Tecnológica, Projeto Nacional para Produção Animal e de Horticultura, Companhia de Açúcar Sudanesa e Companhia de Açúcar Kenana. Eles chegaram ao Brasil no dia 14 de maio para acompanhar as aulas em Brasília. A segunda etapa do curso foi realizada no Campus Uberaba do IFTM. No dia 9, eles vão para Arinos no Norte de Minas e voltam para Brasília em 16 de junho para encerrar o intercâmbio.

- Mais fotos no álbum

Assessoria de Comunicação
Campus Rio Pomba
04/06/2018