Calendário Acadêmico 2017

Destaques

Atividade de atletismo com crianças promete movimentar Praça Dr. Ultimo de Carvalho

Estudantes do 6º período do curso de Licenciatura em Educação Física estão preparando competição que terá, entre outras modalidades, lançamento de disco, arremesso de peso e salto com vara. Poderão participar crianças entre 5 e 12 anos de idade. Além de competirem, os pequenos atletas construirão materiais que serão utilizados nas provas e também receberão informações sobre o histórico dos esportes. O evento será realizado no dia 18 de novembro.

Projeto avalia relação entre utilização de biblioteca e desempenho acadêmico de estudantes

Proposta foi desenvolvida pelos professores do Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais, Andréia Albino e Tharcísio Caldeira, após observação do baixo nível de leitura dos alunos do Campus. Eles propõem criar ferramentas de incentivo aos alunos a frequentarem a biblioteca. Após levantamento com os estudantes, foi criado blog com indicações de livros técnicos e de literatura, livrarias, bibliotecas públicas, além de orientações para melhor aproveitamento das leituras.

Modelagem computacional é tema de palestra na Semana de Computação

O doutor em Engenharia de Sistemas e Computação e professor da UFJF, Marcelo Lobosco, apresentou como a modelagem pode ser utilizada para auxiliar pesquisas em outros setores. Como exemplo, ele apresentou os resultados do projeto que desenvolve sobre o processamento da vacina contra febre amarela no corpo humano. O evento ainda conta com apresentação de pôsteres e minicursos.

Estudantes participam de Interclasse de Atletismo

Cerca de 50 alunos dos cursos técnicos integrados participaram, no dia 8 de novembro, das provas de arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco, salto em distância, corridas de 100m, 200m, 400m e 800m, além de revezamento 4 x200m. Eles receberam medalhas cedidas pela Prefeitura de Rio Pomba. O evento foi organizado pelos professores e alunos do curso de Educação Física.

Produção de ração extrusada para cães e gatos abre ciclo de palestras

Durante os dias 7 e 8 de novembro, o Campus Rio Pomba sediou o I Ciclo de Palestras em Nutrição de Cães e Gatos – Nutripet. Estudantes, profissionais e donos dos animais puderam ampliar seus conhecimentos acerca da alimentação mais adequada para seus bichinhos de estimação. A abertura foi feita pelo doutorando em Nutrição e Produção de Monogástricos pela Ufla, Carlos Magno da Rocha Júnior.

Estudantes desenvolvem jogos didáticos para surdos

Atividade faz parte do curso de Libras. Os estudantes ouvintes se basearam nos conteúdos que os professores têm mais dificuldade em passar para os colegas surdos. A partir daí, desenvolveram metodologias para aulas inclusivas. Os alunos surdos deram orientações sobre os produtos. Os interessados em conhecer os jogos podem frequentar os encontros do grupo toda terça à tarde e à noite.

Sarau do IF - Campus Rio Pomba traz poesias de Cecília Meireles

Evento foi realizado na tarde do dia 8 de novembro como forma de coroar trabalho realizado desde março. Estudantes das turmas de 1º ano dos cursos técnicos integrados em Agropecuária, Informática e Zootecnia fizeram imersão na vida e na obra da poetisa e ainda se tornaram autores de textos que foram lidos para os colegas. O sarau ainda contou com apresentação de outras manifestações culturais, como berrante e moda de viola.

Lançada versão impressa de livro sobre pesquisas desenvolvidas em Rio Pomba

Livro traz coletânea de trabalhos dos diversos departamentos e do Centro de Educação Aberta e a Distância do Campus mais bem classificados durante o VIII Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia, realizado em 2015. A solenidade contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Inovação e idealizador da obra, André Narvaes. O volume com os trabalhos de 2016 está em fase de elaboração.

Estudantes participam de capacitação técnica sobre inseminação artificial de cabras

O Grupo de Estudos em Caprinos e Ovinos (Geco), do Departamento Acadêmico de Zootecnia, organizaram evento que contou com a participação de produtores rurais da região, médicos veterinários, zootecnistas e estudantes. Durante a atividade prática, o pesquisador da Embrapa Jeferson Ferreira da Fonseca, ensinou como fazer a inseminação utilizando a técnica transcervical.

Subscrever IF Sudeste MG - Câmpus Rio Pomba RSS