Calendário Acadêmico 2017

Provas do Processo Seletivo para técnicos e pós-graduação serão aplicadas no dia 27

No próximo domingo, dia 27, o IF Sudeste MG realizará mais uma etapa do Processo Seletivo 2017. Desta vez, as provas serão aplicadas aos candidatos aos cursos técnicos e de pós-graduação. Cerca de 950 pessoas estão inscritas para Rio Pomba. Elas devem estar atentas aos horários e à documentação necessária para participar do concurso.

Confira onde você fará a prova:

Cursos técnicos

As provas para os cursos técnicos serão divididas em dois turnos. Na parte da manhã, a partir das 8h, serão aplicadas aos concorrentes aos cursos integrados. Já os inscritos para os cursos concomitantes/subsquentes resolverão as questões a partir das 14h. Os candidatos devem chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, portando documento oficial de identificação com foto e comprovante definitivo de inscrição. De acordo com o edital, não serão aceitos certidão de nascimento, CPF, título eleitoral, carteira de estudantes, carteira funcional sem valor de identidade, assim como cópias de documento de identidade, mesmo que autenticada, ou documentos ilegíveis e/ou danificados.

- Retire aqui seu comprovante definitivo de inscrição

Os candidatos terão três horas e meia para fazer a prova, que constará de 45 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história e geografia. A Folha de Respostas deve ser preenchida com caneta esferográfica de tinta preta.

Durante a realização da prova, é proibido utilizar livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, chapéu, boné, relógio e qualquer dispositivo eletrônico, tais como celulares e MP3.

O gabarito será divulgado no dia 28 de novembro no site da Copese. As notas serão publicadas em 15 de dezembro e o resultado final, no dia 23 seguinte.

Cursos de pós-graduação

Na mesma data, os candidatos às vagas dos Mestrados Profissionais de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição e Produção Animal, além do MBA em Gestão Empreendedora, participarão da primeira fase de seleção. Para os mestrados, será aplicada prova com 15 questões dissertativas. Os candidatos terão de 8h às 11h para responder as perguntas. Na mesma data, eles precisam apresentar Plano de Trabalho, currículo e cartas de recomendação.

Já os candidatos ao MBA, deverão fazer uma carta de intenção, demonstrando o interesse pelo curso, a relação da proposta do curso com a área profissional e/ou acadêmica e a expectativa de aplicação do conhecimento adquirido. Também precisam apresentar currículo, que será avaliado de acordo com os critérios previstos no edital.

As notas das avaliações escritas serão divulgadas em 6 de dezembro. O resultado da segunda etapa será publicado em 23 de dezembro e o resultado final, em 12 de janeiro de 2017.

Manifestações

O Campus Rio Pomba esclarece que, mesmo diante do quadro de ocupação estudantil na unidade, o Processo Seletivo 2017 será realizado normalmente. A Direção Geral acordou junto aos líderes do movimento estudantil a desocupação temporária do Prédio Central para aplicação das provas. Desta forma, todos os candidatos terão a oportunidade de participar da seleção no dia agendado previamente no edital.

24/11/2016