Calendário Acadêmico 2017

Programa de Educação Tutorial - PET Ciências Agrárias

Apresentação:

O PET Ciências Agrárias é um grupo de estudo que tem por objetivo aperfeiçoar e apoiar o desenvolvimento das comunidades rurais de Rio Pomba e região. Para isto, incentiva a transferência de conhecimento e tecnologia, relacionados ao manejo das atividades de agricultura, pecuária e processamento de alimentos. Atualmente, é formado por 18 alunos, sendo 12 bolsistas e seis voluntários, dos seguintes cursos superiores do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba: Agroecologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Tecnologia em Laticínios e Zootecnia. Todo trabalho é coordenado por um professor-tutor.

O que é o PET?

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um professor-tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica e que atendam às necessidades do curso de graduação. O estudante e o professor-tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Proposta do PET Ciências Agrárias:

Os produtos agroindustriais representam uma importante fonte de renda para a região de Rio Pomba. No entanto, a carência de assistência técnica associada à baixa competitividade dos produtos, fazem com que os produtores rurais abandonem suas propriedades em busca de emprego em centros urbanos. O PET Ciências Agrárias pretende modificar a realidade desta parcela da população rural. Com enfoque na produção agroindustrial e desenvolvimento rural sustentável, são desenvolvidos estudos e técnicas que propiciam a promoção dos pequenos negócios familiares e maior rentabilidade de seus produtos.